domingo, 2 de setembro de 2012

Encontro de Líderes Cristãos

Mensagem de Neto e Eli sobre o Encontro de Líderes que ocorreu na Sede do MFC de Vitória da Conquista, das 8 as 15 horas.

Irmãos,

Abaixo está a síntese elaborada por Neto e Eli, enquanto convidados por Rubens e Hosana, para falar sobre liderança.

Recorremos à mensagem de sinergia emanada do filme Senhor dos Anéis, por intermédio do texto de John Donne, conforme linque do vídeo logo a seguir, por vermos nele a relação com a motivação, que embora no texto tenha a ver com a vida empresarial, na nossa compreensão tem a ver com a própria existência.

http://www.asoperarias.com.br/motivacao/a-sinergia-do-senhor-dos-aneis/

Abraços, Neto e Eli

= = = = =


Senhor dos Anéis - Síntese da mensagem

O vídeo nos deixa uma mensagem clara que precisamos estar unidos, mesmo tendo estilos, culturas e formações diversificadas para alcançarmos nossos objetivos, que neste caso foi lutar para vencer as forças do mal.

Em muitas vezes somos motivados não por quem detém mais conhecimentos ou sabedoria, mas por quem acha de que o impossível é apenas aquilo que ninguém teve a coragem de realizar. (Na ficção temos os sábios, reis e seres evoluídos, mas a liderança coube a quem não detinha poderes especiais).

Isto vem confirmar que todos têm capacidade de liderar, é evidente que alguns já nascem predispostos à liderança e outros precisam treinar essa capacidade e acabam se saindo muitas vezes melhores que aqueles inatos (segundo alguns filósofos não provem da experiência, mas estão em nós, desde que nascemos) de tal capacidade.

Nos grupos bases somos convocados para esta missão da mais alta importância para a nossa existência no meio em que vivemos. LIDERAR e não devemos e nem podemos dizer não, mesmo que sentimos no nosso íntimo de que não estamos preparados, pois fazemos parte de uma equipe que busca um objetivo comum e
cada um precisa dar a sua parcela de contribuição para a construção do nosso céu aqui na terra.

Se você nasceu com o dom da liderança, ótimo, se não, vai adquirindo-o ao longo do seu viver, para isso basta aprofundar o conhecimento de algumas qualidades necessárias para o líder:

Autenticidade;
Humildade;
Confiança;
Coragem;
Otimismo;
Paciência;
Compreensão (estilos diferentes);
Lealdade;
Honestidade;
Transparência.

A liderança, neste cenário, é a liga que garante a integridade do grupo. Os perigos que se apresentam fazem aflorar as habilidades individuais de cada personagem, essenciais em diferentes situações. A bravura e honestidade dos humanos, a eficiência e lealdade dos elfos, a perseverança e a força dos anões são, cada um em seu momento, úteis ao grupo para que possam avançar. A liderança é mantida pelo mago, que consegue extrair com seus conselhos o melhor de cada indivíduo.

No momento crítico da história, com a morte do mago e a separação involuntária do grupo, são estes laços que garantem a continuidade da demanda. É neste momento em que os pequenos se agigantam, continuando sozinhos o caminho para o perigo das montanhas, a despeito de todas as probabilidades contrárias.

A vitória conseguida pelos pequenos ao destruir o anel é uma excelente alegoria para nos chamar atenção também para as qualidades advindas daqueles de quem, a princípio, não esperamos muito. O bom líder deve também estimular os “pequenos”, pois deles pode aflorar a maior das vitórias. A união na diferença, a valorização das qualidades individuais e seu devido reconhecimento são, assim, a mais forte mensagem deixada pela fábula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário